Vários milhares em manifestação pela valorização do trabalho e dos trabalhadores

3 horas 57 minutos atrás

Cerca de 60 mil trabalhadores participaram na manifestação da CGTP. João Torres, dirigente da intersindical, garantiu que a luta vai continuar. O deputado bloquista José Soeiro defendeu que é preciso destroikar a legislação laboral e frisou que “a mobilização social e sindical faz a diferença”.

Política

Catarina Martins defende que nenhuma carreira pode ser ignorada

6 horas atrás

Segundo a coordenadora do Bloco, a luta dos professores “é muito justa” e “chama-nos a atenção para uma luta que é de todo o país”. Seja no setor público, seja no privado, é importante lutar pela salvaguarda "dos direitos de quem trabalha", defendeu.

Internacional

Alemanha (ainda) sem governo: Merkel no seu labirinto

8 horas atrás

Passados quase dois meses sobre as eleições de 24 de setembro, que Merkel venceu, mas onde perdeu bastantes votos, a chanceler continua sem conseguir formar um novo governo. Por Jorge Martins.

Sociedade

Governo e sindicatos de professores assinam “declaração de compromisso”

9 horas atrás

Após dez horas de negociações, professores e Governo não chegam a acordo, mas assumem compromisso. Bloco propõe “contabilização integral do tempo de serviço para efeitos de reposicionamento na carreira”, que “tem de produzir efeitos ainda nesta legislatura”.

Cultura

Arquivo de Manuel António Pina vai ser digitalizado

11 horas atrás

No dia em que Manuel António Pina celebraria 74 anos, a família do escritor, poeta e jornalista anuncia que todo o seu espólio será digitalizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com o apoio financeiro da Fundação Gulbenkian. 

Sociedade

Os professores, por José Luís Peixoto

15 de Outubro 2011

Um ataque contra os professores é sempre um ataque contra nós próprios, contra o nosso futuro. Resistindo, os professores, pela sua prática, são os guardiões da esperança.

Opiniões

Tudo como dantes

É ponto assente que, na próxima reunião da Comissão Bilateral, discutir-se-á a possibilidade das Lajes continuarem a participar, no cenário de guerra mundial.

O Panteão é uma barriga de aluguer?

Se desconfiamos dos líderes da tecnologia que pensam o futuro próximo, como podemos resignar-nos com líderes políticos que esquecem o passado recente?

O risco da intoxicação de banalidade

O episódio do Panteão tem mais significado pelo que não diz do que pelo que diz.

Isabel dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, foi hoje exonerada de presidente do conselho de administração da Sonangol pelo no Presidente da República de Angola, João Lourenço
Internacional

Angola: Presidente exonera Isabel dos Santos

15 de Novembro 2017

João Lourenço exonerou a filha de José Eduardo dos Santos de presidente do conselho de administração da Sonangol. O Presidente retirou também a gestão de canais da TV pública a uma empresa de outros dois filhos do ex-presidente. Receita fiscal da Sonangol caiu 30%.

Política

Declaração de Lisboa: "A Nossa Europa: Por e Para o Povo!"

10 de Novembro 2017

Leia aqui o texto e a lista de signatários/as da declaração aprovada na cimeira "Por um Plano B para a Europa", que juntou em outubro dirigentes políticos da esquerda europeia em Lisboa.

Lenine e Trotsky nas comemorações do segundo aniversário da Revolução Russa, em 1919.
Política

Centenário da Revolução Russa: O primeiro capítulo dos 10 dias que abalaram o mundo

6 de Novembro 2017

Assinalando os 100 anos da Revolução Bolchevique, que teve início no dia 7 de novembro de 1917 (25 de outubro, segundo o calendário juliano), o Esquerda.net publica o primeiro capítulo do relato de John Reed sobre esses dias cruciais que marcaram a alvorada do século das grandes revoluções.

esquerda.radio

Aldina Duarte n' Os Cantos da Casa

8 Novembro

Aldina DuarteQuando Se Ama Loucamente, 2017.
Homem em CatarseViagem interior, 2017.
Brigada Victor JaraQuem sai aos seus, 1981.
Luís José MartinsTentos: Invenções e Encantamentos, 2017.
Rão KyaoAventuras da alma, 2017.
Edição nº 266, de 8 de novembro de 2017

Quatro e Vinte

Cannadouro 2017 no Quatro e Vinte

4 Novembro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o convidado é João Carvalho, da organização da primeira Feira Internacional de Cânhamo do Porto, que se realiza no fim de semana de 18 e 19 de novembro na Alfândega do Porto.

Alta Voz

"O sinaleiro" de Charles Dickens

18 Setembro

Neste Podcast do Alta Voz, André Soares lê o conto "O sinaleiro" de Charles Dickens. O conto foi retirado do livro Os Contos Fantásticos do Século XIX, organização de Italo Calvino, Companhia das Letras, São Paulo. Título Original: "The Signal Man", 1986. Tradução de Ricardo Lísias.

Manifestação "Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores" | ESQUERDA.NET

reportagens

Cerca de 60 mil trabalhadores participaram na manifestação nacional da CGTP-IN pela valorização do trabalho e dos trabalhadores.

Intervenção de Américo Mendes, economista, professor na Universidade Católica e dirigente associativo, no Fórum organizado pelo Bloco de Esquerda a 12 de novembro de 2017 em Coimbra.

Dossier

Violeta Parra

No centenário do nascimento de Violeta Parra, o Esquerda.net procura dar a conhecer a vida e a obra musical daquela que é um símbolo maior da música popular do Chile. Dossier organizado por Ana Cansado.

Agenda

18 Novembro

A exposição é resultado de um projeto de investigação do IHC da FCSH, apoiado pela fundação alemã EVZ, pelo Goethe-Institut e pela Associação CIVICA (França). O projeto é dirigido pelo historiador Fernando Rosas que coordena uma equipa de investigadores de vários países europeus. Mais informações.
Lisboa, Centro de Congressos e Reuniões | Piso 1 do Centro Cultural de Belém.

Com Joana Barata. Mais informações e evento de facebook. Inscrição obrigatória até 13 de novembro.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 10h30.

Organização: CGTP. Mais informações.
Lisboa, Marquês de Pombal – Restauradores, 15h.

Organização: Bloco de Esquerda. Ver programa.
Gondomar, Leões Valboenses Futebol Clube - R. Dr. Joaquim Manuel da Costa, 1072, 15h30.

Leituras e conversa com António Iglesias Mira, Sara Figueiredo Costa e João Rodrigues. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Com Maria João Melo e Heitor de Sousa. Ver cartaz.
Caldas da Rainha - Nadadouro, Lavadouro do Rio Velho, 16h.

Ver evento de facebook e mais informações.
Lisboa, Fórum Lisboa – Av Roma 14 L, 17h.

Lisboa, Sede Nacional do Bloco de Esquerda – Rua da Palma 268, 17h.

Subscrever Newsletter