Escolas perderam 100 mil alunos em 10 anos

2 horas 55 minutos atrás

Na última década, a taxa de escolarização aumentou, assim como a presença de computadores nas salas de aula, mas as escolas públicas perderam ainda milhares de professores e quase metade foram encerradas, segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Esquerda Europeia prepara, em Lisboa, um Plano B para a Europa
Política

Esquerda Europeia prepara, em Lisboa, um Plano B para a Europa

8 horas 55 minutos atrás

No próximo fim-de-semana, partidos e movimentos de esquerda discutem alternativas democráticas à atual UE. Inscrições e programa disponíveis.

Os países da periferia estão objetivamente a formar profissionais de saúde para os seus vizinhos mais ricos. A azul os países que mais profissionais receberam, e a vermelho os que mais perderam. Fonte: politico.eu
Sociedade

O êxodo europeu de médicos e enfermeiros

4 minutos atrás

Numa análise do Politico.eu sobre os fluxos de migração dos profissionais de saúde entre 1997 e 2016 a nível europeu, revela-se um cenário onde a periferia fornece massivamente profissionais qualificados aos países de centro e norte da União Europeia.

Internacional

Venezuela: PSUV vence eleições regionais, elegendo 17 de 23 governadores

2 horas atrás

Na Venezuela, o partido governamental venceu as eleições regionais do passado domingo, elegendo 17 dos 23 governadores. No estado de Bolívar, a contagem ainda não está fechada. Raúl Castro felicitou Nicolás Maduro.

Breves

Trabalhadores do Minipreço em greve no dia 19 outubro

4 horas atrás
Aumentos dos salários, horários “humanizados” e o fim do assédio moral estão entre as reivindicações que levam os trabalhadores e as trabalhadoras do Minipreço à greve.
Blogosfera

Recibos verdes: 90% não vão ser afetados por mudanças no IRS, mas não chega dizer isso

5 horas atrás

As alterações não podem afetar quem tem rendimentos médios. Para além disso, é inaceitável que se mantenha a retenção na fonte de 25%, imposta pela troika. Por Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis, publicado em precarios.net.

Opiniões

Rendimento Básico Incondicional: receber dinheiro por existir é uma boa ideia?

Decidir o que comprar não é liberdade, liberdade é decidirmos em conjunto, em democracia, como decidimos gastar a riqueza que produzimos enquanto sociedade.

Ouçam, camaradas

Durante anos, os setores mais tonitruantes da direita e do Partido Socialista tentaram tutelar a projeção pública do Bloco e do PCP.

Incêndios florestais, uma fraude de carbono e uma Ofélia ameaça

As alterações climáticas estão a materializar-se e a exceder em muitos casos a prudência dos modelos científicos.

Internacional

O golpe de Kornilov

14 de Outubro 2017

Há cem anos atrás, por que fracassou a aliança entre o General Lavr Kornilov e Alexander Kerensky? Por Paul Le Blanc.

 
No centenário do nascimento de Violeta Parra, o Esquerda.net procura dar a conhecer a vida e a obra musical daquela que é um símbolo maior da música popular do Chile. Dossier organizado por Ana Cansado.

O dossier conta com uma biografia, Violeta Parra, referência da música e da arte chilena. Inclui o testemunho (Violeta: um grito musical de insubmissão e rebeldia universal) do artista chileno Roberto Santandreu e o de Manuela Góis: Gracias Violeta Parra que nos has dado tanto! Em discografia procuramos através de pequenos vídeos dar a conhecer o percurso musical de Violeta Parra e Em Gracias a la vida apresentamos algumas interpretações de uma das suas canções mais conhecidas. A fechar, republicamos o artigo Violeta Parra nasceu há 100 anos.

Ler Mais
esquerda.radio

Júlio Pereira n' Os Cantos da Casa

7 Outubro

Júlio Pereira ― Praça do Comércio, 2017.
Remexido ― Remexido, 2017.
Vitorino ― Romances, 1981.
Luís José Martins ― Tentos: Invenções e Encantamentos, 2017.
Rua Direita ― Rua Direita, 2017.

Edição nº 264, de 7 de outubro de 2017

Internacional

Dias 21 e 22 de outubro, Lisboa acolhe cimeira por um “Plano B” para a Europa

12 de Setembro 2017

Na abertura da 5.ª Cimeira por um “Plano B”, intervirão Catarina Martins, Jean-Luc Mélenchon, Alberto Garzón, Zoe Konstantopoulou e Stefano Fassina.

Podcast do Fórum Socialismo 2017 com intervenção de Aurélio Lopes no painel “Videntes, confidentes e penitentes: a construção do sagrado no universo cultural em Fátima”.

Política

Quem são os novos vereadores do Bloco?

7 de Outubro 2017

O Bloco de Esquerda conquistou vereadores em cinco concelhos pela primeira vez. As novas caras do Bloco nessas vereações falam sobre o resultado e as perspetivas para o novo mandato. Fotos de Paulete Matos.

Nesta edição do podcast, o Quatro e Vinte assinala os 80 anos da lei federal que ditou o proibicionismo como política oficial dos EUA, que depois o exportou para o resto do mundo.

Neste Podcast do Alta Voz, André Soares lê o conto "O sinaleiro" de Charles Dickens. O conto foi retirado do livro Os Contos Fantásticos do Século XIX, organização de Ítalo Calvino, Companhia das Letras, São Paulo. Título Original: "The Signal Man", 1986. Tradução de Ricardo Lísias.

Agenda

17 Outubro

Mais informações e página de facebook.
Seia, Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Ver cartaz.
Beja, Pax Julia – Teatro Municipal, 21h30.

Subscrever Newsletter