O Bloco apresenta esta quinta-feira no Parlamento um Projeto de Lei com alterações ao regime jurídico-laboral e alargamento da proteção social do trabalho noturno e por turnos que está em crescimento em Portugal, abrangendo já cerca de 10 por cento da força de trabalho. Dossier organizado por Pedro Ferreira.

José Soeiro fala dos direitos dos trabalhadores, Isabel Soares da Silva analisa o impacto na vida familiar e na saúde do trabalho por turnos, José Casimiro escreve sobre a disputa por novos mercados, Vítor Franco sublinha a importância de legislação que proteja os direitos dos trabalhadores e Raul Matos critica o aumento da idade da reforma. Filipe.M.Santos refere os malefícios do trabalho nas minas e Roberto Tavares denuncia o cansaço dos trabalhadores da distribuição dos CTT. Publicamos ainda depoimentos de trabalhadores de vários setores sobre o trabalho por turnos.

Ler Mais
 

Regras orçamentais europeias são “insustentáveis”, conclui relatório

1 hora 50 minutos atrás

O Grupo de Trabalho formado por Bloco, PS e independentes para avaliar a sustentabilidade da dívida propõe medidas para restruturar a dívida e aliviar o peso dos juros. E aponta que as metas orçamentais impostas a Portugal “são social e politicamente insustentáveis”.

Sarampo: ver para lá da ponta do nariz

A exclusão social e um SNS que deixou de chegar a todos e a todo o lado são o que melhor explica os milhares de crianças sem vacinas.

Ambiente

Almaraz: Bloco acusa governo de aceitar “precedente gravíssimo”

27 de Abril

O deputado bloquista Pedro Soares vai chamar o Ministro do Ambiente a dar explicações ao parlamento sobre o parecer favorável à construção do armazém que vai permitir a Espanha prolongar a vida da central nuclear.

Política

"O regime que temos não responde aos problemas dos trabalhadores por turno"

27 de Abril

José Soeiro afirmou que é necessário adotar legislação que clarifique o trabalho por turnos bem como o trabalho noturno, para proteger as pessoas e garantir que estas não ficam esquecidas ou invisíveis.

Além da greve, haverá manifestações em todo o país. Foto de Rovena Rosa, Agência Brasil
Internacional

Greve geral paralisa Brasil nesta sexta-feira

27 de Abril
Luís Leiria

Movimento opõe-se às contrarreformas de Temer e poderá ser o mais amplo da história do país. Objetivo é defender o direito de aposentadoria e princípios básicos da lei laboral. Por Luis Leiria.

"Existem profissões de risco em que o desgaste físico e psicológico passa despercebido a quem dita uma lei em que a idade da reforma é aos 67 anos"
Artigos dossier

“Enquanto os meus filhos cresciam, eu trabalhava ou dormia”

26 de Abril

Num momento em que a idade da reforma aumentou consideravelmente é preciso denunciar casos que passam invisíveis à sensibilidade política e humana. Por Raul Matos.

Entrevista

Mulheres de Abril: Testemunho de Maria Custódia Chibante

25 de Abril

A fúria do chefe da Brigada Silva Carvalho era indescritível, pois além de me insultar e deixar a cara inchada, cuspiu-me três vezes para a cara. Foi este o meu último dia de prisão. Por Maria Custódia Chibante (mulher do Couço).

Opiniões

Construir uma cidade amiga dos animais

Há dezenas de milhar de animais de companhia na cidade de Lisboa e, infelizmente, as políticas municipais para os animais e para os seus donos praticamente não existem.

A liberdade a que temos direito

Quando hoje nos querem fazer acreditar que toda a democracia tem de caber nos confinados parâmetros da União Europeia, do euro e das suas regras, é chantagem que estão a fazer.

Os agricultores devem ser apoiados

Agricultura de Lafões e de Sever do Vouga sofreu calamidade natural.

Alta Voz

A morte do estudante Ribeiro dos Santos - podcast

24 Abril

Neste Alta Voz, Heitor de Sousa, economista e deputado do Bloco lê o artigo "A morte do Estudante Ribeiro dos Santos", de Jorge Costa, que pode ser lido aqui.

esquerda.radio

Luis Severo n' Os Cantos da Casa

20 Abril

Aníbal Raposo ― Mar de Capelo, 2017.A. P. Braga ― Lisboa 2017, 2017.Afonso Dias ― O que vale a pena, 1980.Ogaitu ― Ogaitu instrumental, 2017.

Luís Severo ― Luís Severo, 2017.

http://www.esquerda.net/sites/default/files/cc253.mp3

Edição nº 253, de 21 de abril de 2017

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Canadá e "Fumício pela Liberdade" na FCSH

20 Abril

Nesta edição, o Quatro e Vinte destaca os detalhes da proposta de legalização apresentada pelo governo canadiano.

Dossier

Pelo segundo ano no Cinema Batalha, o Desobedoc 2017 apresentará quarenta filmes, dos quais treze portugueses, que abordarão quatro temas: Direito à Cidade; tributo a Ken Loach; 100 anos da Revolução Russa; Trabalho e precariedade.

Entrevista a João Paulo Guerra sobre o seu mais recente livro, "Corações Irritáveis", um romance baseado na Perturbação Pós-Stresse Traumático nos antigos combatentes na guerra colonial.

Agenda

28 Abril

Ver cartaz.
Beja, restaurante Luís da Rocha, visita 18h e jantar 19h30.

Ver evento de facebook.
Almada, Clube Recreativo do Feijó - Rua Clube Recreativo do Feijó, n° 9, 21h30.

Apresentação por Nuno Lemos Pires, professor da Academia Militar e seguidor atento da situação no Médio Oriente. Ver evento de facebook.
Pinhal Novo, Auditório Municipal Pinhal Novo - Praça da Independência, 21h30.

Ver evento de facebook.
Lisboa, Mob - espaço associativo, Rua dos Anjos 12F, 21h30.

 

Subscrever Newsletter