Está aqui

Terramoto em Itália provoca vários mortos e feridos

O último balanço feito pelas as autoridades italianas confirma a existência de 250 mortos e 365 feridos. As operações de busca continuam prevendo a eventualidade de ainda haver pessoas com vida soterradadas sob os escombros.
Na sequência do terramoto, vários edifícios desabaram ou ficaram danificados. Foto El Universal

O terramoto com a magnitude 6.2 na escala de Richter ocorreu às 3.36h (2.36h em Lisboa), a sudeste de Norcia, uma cidade da província de Perugia, na região da Umbria e teve o epicentro a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitoriza a atividade sísmica mundial.

Por essa razão, o impacto do terramoto em termos de vítimas mortais e feridos, será feito apenas quando forem removidas os escombros existentes em várias localidades situados no centro do país.

No entanto, fontes locais indicam a existência de vários mortos e feridos que estão a ser transportados para diversos hospitais centrais incluindo aqueles que se situam em Roma.

Centro histórico desapareceu

Fabrizio Curzio, presidente da Proteção Civil italiana, afirmou, ao início da manhã, que o importante nestas horas é salvar as pessoas que estejam feridas ou soterradas.

As forças armadas e todos os agentes de proteção civil estão mobilizados e todas as regiões estão prontas a enviar reforços para o centro do país.

Acumulli, a apenas 2 quilómetros do epicentro do terramoto, e Amatrice concentram boa parte dos estragos e dos esforços para salvar pessoas. Ambas são pequenas localidades, com alguns milhares de residentes, mas são visItadas por muitos turistas e, por esta altura do ano, o número de habitantes costuma aumentar até 5 vezes.

O centro histórico de Amatrice ficou totalmente destruido, o que levou o presidente da câmara da cidade, na província de Rieti, na região de Lácio, a ter afirmado que "metade da cidade desapareceu" na sequência desta tragédia.

O sismo foi seguido de diversas réplicas de 5,5 e 4,6 e 4,3, perto de Amatrice e de Norcia, e a principal, de 6, sentiu-se em Roma, a aproximadamente 150 quilómetros de distância.

Solidariedade com o povo italiano

Catarina Martins endereçou uma missiva ao Embaixador de Itália em Portugal, Giuseppe Morabito, em "solidariedade para com o povo italiano e, em particular, para com as pessoas que sofreram mais diretamente as fortes consequências do sismo que abalou a Itália". "Deixamos também todo o apoio a quem está no terreno a prestar socorro e a reerguer o território em sobressalto", pode ler-se na carta.

Termos relacionados Internacional
(...)