Está aqui

Novo governo grego toma posse

O novo governo grego liderado por Alexis Tsipras reduz o número de ministérios para 10 e é composto, no total, por 39 pessoas.
O governo grego liderado por Alexis Tsipras tomou posse nesta terça-feira

O novo governo grego, saído das eleições do passado domingo, tomou posse nesta terça-feira em Atenas.

O novo governo tem como primeiro-ministro Alexis Tsipras e, como vice-primeiro-ministro Yanis Dragasakis. Dragasakis, dirigente do Syriza, coordenará as áreas económicas e deverá também coordenar as negociações com a troika.

O ministro das Finanças é Yanis Varoufakis e tem como adjuntos Nadia Valavani, deputada e antiga responsável pelas relações internacionais institucionais do Syriza, e Dimitri Mardas, professor de economia da universidade de Salónica e independente.

O ministro dos Negócios Estrangeiros é Nikos Kotzias, dirigente do Syriza e professor de relações internacionais na Universidade do Pireu. São adjuntos o ex-eurodeputado Nikolaos Chountis e Euclid Tsakalotos (leia artigo dele no esquerda.net), economista, ambos do Syriza.

O ministro da Saúde é Panagiotis Kouroublis, sendo adjuntos Andreas Xanthos e Dimitris Stratoulis, todos do Syriza.

O ministro da Economia, Infraestruturas, Marinha e Turismo é Yorgos Stathakis (leia artigo dele no esquerda.net) e tem como adjuntos Thodoris Dritsas (do Syriza, responsável pelo setor do mar), Elena Kountoura (dos Gregos Independentes, responsável pelo turismo) e Christos Spirtzis, (independente, responsável por infraestruturas e transportes).

O ministro da Produção, Energia e Ambiente é Panayiotis Lafazanis (Syriza), sendo adjuntos Giannis Tsironis (Verdes Ecologistas e responsável do ambiente), Vangelis Apostolou (do Syriza e responsável pelo desenvolvimento rural) e Panagiotis Sgouridis (dos Gregos independentes, responsável do desenvolvimento agrícola).

O ministro do Interior e da Administração Pública é Nikos Voutsis (Syriza), e adjuntos Giannis Panousis (independente), Giannis Katrougalos (Syriza), Tasia Christodoulopoulou (vice-ministra, responsável pela migração) e Maria Kollia-Tsaroucha (vice-ministra, dos Gregos Independentes).

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social é Panos Skourletis (Syriza), que tem como adjuntas Theano Fotiou e Rania Antonopoulou, ambas do Syriza.

O ministro da Defesa é Panos Kammenos (dos Gregos Independentes), que tem como adjuntos Kostas Isichos (Syriza) e Nikos Toskas (Syriza).

O ministro da Justiça é Nikos Paraskevopoulos (independente).

O ministro da Cultura, Educação e Religião é Aristidis Baltas (independente), que tem como adjuntos Tasos Kourakis (Syriza - educação), Kostas Fotakis (independente – investigação e inovação), Stavros Kontonis (Syriza, desporto) e Nikos Xydakis (Syriza, cultura).

Nikos Pappas (Syriza) é ministro de Estado, Panagiotis Nikoloudis (independente) é responsável pela transparência e pelo combate à corrupção, Alekos Flabouris (Syriza) responsável pela coordenação governamental e Terens Kouik, dos Gregos Independentes é ministro do Estado adjunto.

Gabriel Sakellaridis do Syriza é adjunto do primeiro-ministro e porta-voz do governo.

A deputada Zoe Constantopoulou será a porta-voz do governo no parlamento.

Termos relacionados Internacional
(...)