Está aqui

Multados pela UEFA, fãs do Celtic recolhem dinheiro para ajuda à Palestina

Depois de multados pela UEFA por terem enchido as bancadas com bandeiras da Palestina num jogo contra uma equipa israelita, os adeptos escoceses do Celtic de Glasgow juntaram cerca de 115 mil libras em dois dias.
Bandeiras da Palestina nas bancadas do Celtic, durante o jogo da Liga dos Campeões contra o Hapoel Beer Sheva, de Israel.

O desafio lançado pelos adeptos da “Green Brigade” nesta recolha de fundos era o de igualar o montante da multa que a UEFA irá impor ao clube para ajudar a Palestina. O seu primeiro objetivo – recolher 75 mil libras – foi atingido em menos de 24 horas e esta terça-feira o montante alcançado ronda as 115 mil libras, proveniente de cerca de 6900 pessoas.

Os fãs estão orgulhosos do “ato de solidariedade que granjeou o respeito pelo clube em todo o mundo” e com esta recolha de fundos pretendem dividir o dinheiro recolhido entre a ONG britânica Medical Aid Palestine e o Lajee Centre, um centro cultural e desportivo em funcionamento no campo de refugiados de Aida, nos arredores de Belém.

Com o contributo dos fãs do Celtic, este centro cultural vai poder ter uma equipa de futebol jovem no campeonato local, que já batizou de Aida Celtic. Para além dos equipamentos, o dinheiro recolhido permitirá ainda a compra de um minibus para transportar os jogadores.

A exibição de centenas de bandeiras palestinianas durante o jogo contra o Hapoel Beer Sheva, realizado a 17 de agosto a contar para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, valeu ao clube a censura por parte da UEFA.

Termos relacionados Internacional
(...)