Líderes curdos escrevem ao secretário-geral da ONU

Selahattin Demirtaş e Figen Yüksekdağ, os dois líderes do partido curdo HDP escreveram a Ban Ki-Moon a descrever a situação a crise humanitária e política que o regime autoritário de Erdogan está a provocar na Turquia, em particular, sobre o povo curdo.
Selahattin Demirtaş e Figen Yüksekdağ, os líderes dos HDP. Foto do site inglês do HDP, disponível em hdpenglish.wordpress.com

Selahattin Demirtaş e Figen Yüksekdağ são os dois líderes do partido curdo Partido Democrático do Povo (HDP) que, no dia em que Erdogan lhes levantou a imunidade parlamentar, escreveram ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon a relatar dramática situação humanitária e política em que vive o povo curdo, crise essa provocada por Erdogan. Traduzimos e reproduzimos parte dessa carta, que pode ser lida, na íntegra e em inglês, no site do HDP.

"Ao longo dos últimos anos, o governo do AKP na Turquia, inicialmente apresentado como um modelo para o Médio Oriente, transformou-se numa força brutal a sabotar as possibilidades de convivência e estabilidade pacífica no país e na região em geral. A política externa intervencionista e sectária de Erdogan agravou a crise síria desde o início, gradualmente expandindo a guerra síria para o território da Turquia e o conflito da Turquia para a Síria. O conflito regional que o regime de Erdogan fomentou tomou um rumo dramático em abril de 2015, quando o Sr. Erdogan terminou abruptamente o processo de paz com o movimento curdo que tinha sido iniciado em março de 2013 para desenvolver uma solução pacífica sustentável para o conflito curdo na Turquia.

Desde então, o governo tem vindo a utilizar um implacável discurso de "segurança nacional" e "anti-terror" para criminalizar e reprimir qualquer oposição contra as suas políticas militaristas dentro e fora do país. A acusação dos 1128 Académicos pela Paz com a desculpa de "apoiar o terrorismo", que, depois de anos a apoiar a iniciativa do governo de solução pacífica, criticou as políticas de guerra do governo contra os curdos, é apenas um exemplo da caça às bruxas securitária a que os ativistas da paz democrátas estão submetidos no país hoje em dia. O regime de Erdogan define essa lógica de segurança do Estado familiar e autoritária em que não há controlo e a política é substituída por "operações de segurança" contra os partidos políticos, ONGs, empresas de médias, universidades e empresas.

Neste contexto, o regime de Erdogan pune qualquer relatório ou crítica da escalada da guerra na região curda como "propaganda terrorista", detendo e prendendo de forma arbitrária e violenta ativistas e jornalistas, e criminaliza críticas a sua política na Síria como um ato de "traição" ou "espionagem", como na condenação dos jornalistas Can Dundar ve Erdem Gül para denunciarem que a carga de camiões eram armas transferidas pelo Governo a grupos jihadistas na Síria, sob a desculpa de serem transportes humanitários.

A ascensão do totalitarismo na Turquia, juntamente com uma escalada do conflito armado não implica só ataques direcionados aos direitos humanos e às liberdades, mas também crises humanitárias de grande escala que afligem tanto a população curda na região sudeste, como os refugiados sírios.

Como está documentado em sucessivos relatórios de organizações locais e internacionais de direitos humanos, as operações militares lançadas durante o ano passado sob o pretexto da "guerra ao terror" transformaram-se numa perseguição dirigida aos curdos e à destruição do seu território. Com a declaração do recolher obrigatório por tempo indeterminado e cercos às cidades e aldeias curdas desde julho de 2015, em violação explícita tanto da Constituição da Turquia e do direito administrativo e das convenções internacionais sobre direitos humanos e conflitos armados, o regime de Erdogan transformou toda região numa zona de conflito armado.

Até ao momento, recolheres obrigatórios indefinidos e de 24h foram anunciados sessenta e cinco vezes, estendem-se desde um dia até dois meses, em 7 cidades e 22 vilas, cuja população é de cerca de 1,7 milhões, e estas cidades estão entre aqueles registrou a maior taxa de votação para o HDP. As operações militares e policiais contínuas complementam o recolher obrigatório, e são executadas sem dar qualquer notificação às pessoas locais, que estão privadas de bens e de serviços básicos, tais como alimentação, abrigo e medicamentos. Estas operações incluem bombardeamentos de forma arbitrária e indiscriminada de áreas residenciais, sem distinguir entre civis e militantes armados. Está bem documentado que, durante o recolher obrigatório, as forças paramilitares especiais sistematicamente invadiram e destruíram casas particulares e declararam a sua lealdade ao Sr. Erdogan a partir dos quartos de famílias curdas, postando provas de destruição e de ódio racial nas redes sociais.

Como se destacou nas observações do Comité das Nações Unidas contra a Tortura a 13 de maio de 2016, a tortura generalizada e sistemática, as detenções arbitrárias e ataques à propriedade acontecem nas áreas sob domínio de "operações militares." De acordo com os nossos registos, mais de 550 civis, incluindo ativistas locais, mulheres, crianças e idosos foram mortos pelas forças paramilitares especiais, 350 mil pessoas estão deslocadas e os centros culturais e comerciais da região, ou seja, Sur (Diyarbakir), Cizre, Nusaybin e Silopi, bem como as áreas residenciais circundantes, estão arrasadas. Também está documentado que e propriedade é sistematicamente demolida e enterradas em áreas onde civis estão proibidos de entrar, impedindo a recolha de provas. Muitos ativistas de direitos humanos e jornalistas foram atacados e detidos em zonas de conflito.

Ao longo das operações militares, o regime de Erdogan não só priva as pessoas de ajuda humanitária e médica, para o que o direito internacional prevê responsabilização, mas também impede e incrimina os governos locais e organizações de direitos humanos nas suas tentativas de ajudar civis, inclusive através de detenções em massa. 57 presidentes da câmara e vereadores estão atualmente sob prisão, e 28 presidentes da câmara e 24 vereadores foram suspensos das suas funções pelo Ministério do Interior turco.

A grave consequência da suspensão da lei e da responsabilização humanitária é mais observada de forma mais dramática na cidade de Cizre, onde pelo menos trinta mil pessoas foram deslocadas. Durante setenta e nove dias de cerco militar de Cizre, mais de duas centenas de civis foram massacrados nos porões de edifícios residenciais onde se abrigaram. Apesar dos esforços contínuos, tanto do município Cizre como das organizações de direitos humanos na Turquia, por exemplo, a Associação Médica Turca, a União das Câmaras de Engenheiros e Arquitetos turcos e a Fundação dos Direitos Humanos da Turquia, para chegar às pessoas cercadas, a fim de lhes fornecer ajuda humanitária e médica contra a propagação de epidemias e o perigo da fome e da privação de água, eles foram parados nos pontos de controlo militares e proíbidos de entrar na cidade. A partir de agora, o mesmo procedimento está em vigor em Şırnak, Nusaybin e Yüksekova onde as operações militares no terreno, complementadas por bombardeios aéreos continuam há mais de sessenta dias. As organizações de direitos humanos turcas que relatam a situação têm sido pessoalmente atacados por Erdogan, que os acusa de traição e terrorismo.

A declaração do governo do partido AKP de um "projeto de transformação urbana" e "expropriação de emergência" dos locais de pertença e partimónio pertencentes às minorias arménias e assírias no Sur, bem como medidas semelhantes em outras cidades cercadas pelo governo do partido AKP, atestam a estratégia de engenharia demográfica do regime de Erdogan. Estas medidas foram tomadas sem quaisquer consultas à população local ou aos seus representantes e as autoridades locais eleitas pela população foram explicitamente excluídas de qualquer contacto com o governo central, pois foram classificados como terroristas pelo próprio Sr. Erdogan. O deslocamento interno e da crise humanitária resultante permanecem sem solução, com a população afetada sendo deixado para trás "com as necessidades crónicas e medo constante."

Os registos de ajuda humanitária aos refugiados do governo não são melhores do que o seu comportamento na região curda. Não obstante o papel efetivo do intervencionismo pró-sunita e anti-curdo do regime Erdogan na Síria, a importância de manter as fronteiras abertas para os deslocados sírios não pode ser subestimada. No entanto, as práticas reais em relação à proteção dos refugiados sírios, em particular as minorias, mulheres, crianças, refugiados com deficiência e refugiados LGBTI, são extremamente preocupantes. Apesar de a Turquia ter incorpado importantes princípios de proteção dos refugiados para a legislação nacional, na prática há salvaguardas muito limitadas contra práticas discriminatórias e contra a exploração generalisada dos refugiados.

Não é segredo que muitos refugiados são deliberadamente mantidos numa situação extremamente vulnerável na Turquia. A comunidade internacional observou como a vulnerabilidade dos refugiados foi manipulada pelo governo ameaçando a UE com um fluxo de refugiados. É agora do conhecimento comum que a UE se comprometeu a manter silêncio sobre violações sistemáticas dos direitos humanos contra os civis curdos em troca da cooperação do regime de Erdogan para controlar o movimento em direção à Europa dos refugiados que o próprio regime desencadeou, com os custos humanitária a serem pagos pelas mulheres refugiadas e pelas crianças que dão à costa nas praias do mar Egeu.

Quando examinamos o que está a acontecer no terreno, descobrimos outra oportunidade que o regime de Erdogan encontrou nesta crise. Os planos do governo para estabelecer campos de refugiados com o apoio da UE nos distritos de Alevite tem levantado preocupações, entre as populações locais, que sunitas militantes sejam implantados nos seus territórios. Em vez de entrar em diálogo com a população local e responder às suas preocupações, que são consistentes com práticas de engenharia demográfica do governo, o governo tem respondido com violência e detenção arbitrária da população local. Dado o registro do regime de Erdogan ao longo dos últimos anos, estamos alarmados com a plausibilidade das preocupações que estes projectos possam ajudar na importação para a Turquia do conflito etnico-sectário da Síria, que resultou ele próprio das políticas implacáveis do regime".