“Hoje a austeridade começa a ser mandada para o caixote do lixo”

Catarina Martins anuncia que enviou uma mensagem a parabenizar Alexis Tsipras e o partido irmão Syriza, da Grécia, e sublinha que os gregos deram uma lição de democracia à Europa, ao escolher a alternativa.
Catarina Martins: “Hoje é o princípio do fim da austeridade”

Numa declaração na sede nacional do Bloco de Esquerda, onde a militância bloquista se reuniu para acompanhar os resultados das eleições gregas, Catarina Martins recordou que a campanha do Syriza tinha o slogan: “A esperança está a caminho”. Por isso, a mensagem enviada a Alexis Tsipras, em nome do Bloco de Esquerda, disse: “A esperança está aqui. Parabéns. Esta é uma vitória da democracia”.

Para a porta-voz do Bloco de Esquerda, o dia da vitória do Syriza é um momento particularmente importante porque rompeu com a ideia de que não pode haver alternativa à política de austeridade, apresentada como a única política na Europa. “A vitória do Syriza mostra que isto não é assim. Os gregos deram esta lição de democracia à Europa, ao escolher a alternativa. Ao dizerem alto e bom som que querem quem reestruture a dívida soberana da Grécia, para que a Grécia tenha os recursos para criar emprego, para ter salário, para ter dignidade. A vitória do Syriza é a vitória da dignidade contra a austeridade. É a vitória da democracia contra a chantagem. Mandamos por isso um abraço ao partido que é o nosso partido irmão, com quem fraternalmente fomos construindo propostas económicas europeias precisamente neste sentido: que cada país é dono do seu destino e dos seus recursos, que a democracia é para ser vivida por inteiro.”

O caminho não será fácil, prosseguiu Catarina Martins, citando o presidente do Banco Central Alemão que já veio dizer que não aceita nenhuma política diferente do cumprimento do memorando com a troika. “Não percebeu o que o povo grego disse”.

O princípio do fim da austeridade

“Hoje é o princípio do fim da austeridade”, prosseguiu a porta-voz do Bloco de Esquerda. “Hoje começa a austeridade a ser mandada para o caixote do lixo das péssimas ideias”. Uma ideia que terá de ser substituída pela da reestruturação das dívidas soberanas.

E por isso, também em Portugal todas as forças políticas terão de dizer de que lado estão. “Do lado do primeiro governo da Europa que quer a reestruturação das dívidas soberanas de todos os partidos do Sul, acabar com a crise da Europa e com isso criar emprego e devolver esperança ao futuro; ou querem continuar numa política de submissão a Angela Merkel, de submissão aos mercados financeiros, a destruir a Europa.

“Na Grécia hoje levanta-se essa oportunidade”, concluiu a porta-voz do Bloco. “O desafio aqui em Portugal é que haja também a coragem de dizer não à sangria dos mercados financeiros, de dizer que Angela Merkel não manda aqui. E que na Grécia como em Portugal manda quem está aqui”.

ESQUERDA.NET| "Na Grécia hoje levanta-se a voz contra a austeridade"