Está aqui

Fukushima: Novo derrame de água radioativa

Na central nuclear de Fukushima verificou-se o derrame de mais de uma tonelada de água radioativa. Este é o segundo no espaço de uma semana, depois de terem sido derramadas 203 toneladas de água radioativa no final da passada semana.
Manifestação antinuclear em Tóquio de dezenas de milhares de pessoas, assinalando o terceiro aniversário do desastre de Fukushima – 9 de março de 2014

A operadora da central nuclear de Fukushima, Tepco, anunciou nesta quarta-feira (16/04) que mais de uma tonelada de água radioativa foi derramada. A descoberta foi realizada enquanto trabalhadores lavavam o tanque usado para filtrar substâncias radioativas do líquido.

De acordo com o comunicado da empresa, os trabalhadores não foram expostos à radiação e o material está contido por barreiras dentro do prédio da central. A água contém raios beta e césio 137. As causas do acidente serão investigadas. A empresa afirma que o sistema de descontaminação da água da central nuclear tem passado por várias “dificuldades técnicas”.

Outra falha

No passado final de semana, a empresa tinha anunciado outra falha. Quatro bombas que estavam a funcionar por engano provocaram o derramamento de água radioativa em diversos prédios da central. Segundo a Tepco, 203 toneladas de água contaminada espalharam-se nos locais utilizados para incineração, situados próximos dos reatores.

A autoridade de regulação nuclear do Japão anunciou nesta terça que vai exigir reforço na vigilância das instalações da central nuclear.

"É necessário reforçar a gestão dos equipamentos para prevenir erros desse tipo", disse Toyoshi Fuketa, representante da Autoridade Nuclear, durante uma reunião semanal. A companhia Tokyo Eletric Power poderá instalar câmaras e outros sistemas de controle perto de equipamentos cruciais como painéis elétricos, como informou a RFI.

Artigo de Opera Mundi, com agências

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)