Está aqui

Exposições em “diálogo” na Gulbenkian

"Wentworth-Fitzwilliam. Uma Coleção Inglesa" é o título da exposição que será inaugurada amanhã na Fundação Gulbenkian. Em simultâneo, serão exibidas peças da coleção permanente do Museu.
Museu Gulbenkian inuagura exposição inédita. Foto da Fundação Calouste Gulbenkian

"Wentworth-Fitzwilliam. Uma Coleção Inglesa" reúne 56 obras de mestres da pintura como Sir Joshua Reynolds, Sir Thomas Lawrence, Claude Joseph Vernet, William van de Velde II, Jan van Goyen, Hans Memling, Salomon van Ruysdael e George Stubbs, entre outros, pertencentes a uma das mais prestigiadas coleções privadas de arte do Reino Unido.

Trata-se de uma coleção reunida ao longo de quatrocentos anos e que testemunha alguns momentos cruciais da história de Inglaterra, de acordo com a Gulbenkian.

Em simultâneo, serão exibidas peças da coleção do Museu Gulbenkian  - "Calouste S. Gulbenkian e o gosto inglês" é o título desta mostra - que são de produção inglesa ou ao "gosto inglês", e muitas delas correspondem aos anos em que o colecionador Calouste Gulbenkian viveu em Londres e à génese da sua coleção.

Apresentando obras de pintura, escultura, gravura, bem como livros e alguma documentação relevante guardada nos Arquivos e na Biblioteca de Arte da Fundação, esta exposição tem como objetivo conhecer o contexto das opções estéticas do colecionador.

As exposições podem ser vistas até 28 de Março de 2016.

Termos relacionados Cultura
(...)