Concentração contra o TTIP em Lisboa neste sábado

No Largo do Carmo, às 15 horas, a Plataforma Stop TTIP apela ao protesto contra o Tratado Transatlântico, negociado por Bruxelas e Washington nas costas das populações. E propõe alternativas “que têm por base os direitos humanos em vez de apoiar os privilégios das grandes corporações.”

Neste sábado,18 de abril, a Plataforma Stop TTIP promove uma concentração no Largo do Carmo, em Lisboa, a partir das 15h. Serão oradores: João Vieira, dirigente da CNA, Luis Bernardo, jornalista do Le Monde Diplomatique, Augusto Praça, dirigente da Intersindical, Nuno Belchior, do Projeto 270, Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, Miguel Tiago, deputado do PCP.

Além disso, vários eurodeputados gravaram um vídeo com um apelo para travar o Tratado Transatlântico negociado por Bruxelas e Washington nas costas das populações.

Jornada é internacional

A jornada internacional de luta para travar os Tratados de Livre Comércio e de Investimento realiza-se em centenas de cidades em todo o mundo, estando prevista a realização de 590 eventos. Lisboa associa-se à iniciativa com uma concentração promovida pela Plataforma que integra associações e sindicatos como o CIDAC, FENPROF, GAIA, ANSOL e Precários Inflexíveis, entre outras. A CGTP também se associou à iniciativa e apela à participação do movimento sindical nesta concentração.

"Juntos, podemos parar os acordos que estão a ser negociados e reverter os impactos negativos dos acordos já finalizados. Podemos levar avante as nossas alternativas que têm por base os direitos humanos em vez de apoiar os privilégios das grandes corporações", defende a Plataforma STOP TTIP.

No Parlamento Europeu, vários eurodeputados que se têm destacado na denúncia do Tratado e do secretismo das suas negociações gravaram um vídeo de apelo à participação na jornada internacional de luta. A eurodeputada Marisa Matias é uma das participantes neste vídeo que junta deputados de vários grupos políticos presentes em Estrasburgo.

EURODIPUTADOS DICEN NO AL TTIP Y APOYAN LAS MOVILIZACIONES DEL 18 DE ABRIL