Está aqui

Bloquistas pintam mural "Muda o sistema, não o clima"

Bloco pintou um mural sobre alterações climáticas na praia do Furadouro (Ovar, Aveiro). O local foi escolhido por se tratar do ponto onde a erosão costeira se faz mais sentir em Portugal com um avanço do mar de 9 metros/ano. A subida do nível médio causada pelo aquecimento global é um dos riscos que ameaçam ainda mais o país e as populações.

"Muda o sistema, não o clima" é a palavra de ordem partilhada por muitos ativistas e movimentos que alertam para o facto de ter sido o "business as usual" que nos trouxe a este estado e que só existe solução climática com mudança do sistema, com justiça social e ambiental.

Hoje realiza-se em centenas de cidades a Marcha Global do Clima. Centenas de milhar de pessoas em todo o planeta fazem ouvir a sua voz em defesa de medidas de combate às alterações climáticas. O Bloco participa na marcha e juntou também o mural.

Amanhã começa em Paris a Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a COP21. O objetivo é atingir um acordo vinculativo para conter a subida da temperatura global a 2ºC e a criação de um fundo de apoio aos países em desenvolvimento. As COP's são anuais e tem-se traduzido em desilusão e fracasso.

Ver aqui a Fotogaleria da iniciativa.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)