Está aqui

Atividade económica está a cair indica banco de Portugal

A atividade económica em Portugal voltou a abrandar em julho, mergulhando em valores negativos. Simultaneamente, as exportações diminuem, o défice comercial cresce e a dívida pública sobe ainda mais. Os indicadores comprovam como a política do governo Passos Coelho e Paulo Portas empobrece as pessoas e está a arruinar o país.
As políticas da troika e do governo são extremamente negativas socialmente, mas são também um desastre económico - Foto de Paulete Matos

O Banco de Portugal deu a conhecer nesta sexta-feira a sua síntese de conjuntura, que indica que a atividade económica em Portugal voltou a abrandar, o que acontece desde janeiro passado, só que em julho o valor é mesmo negativo.

O indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da atividade económica fixou-se em -0,3%, um valor negativo que não se verificava desde setembro de 2013.

Os indicadores de conjuntura apontam também para uma ligeira diminuição no consumo privado, fixando-se em 0,9%, 0,1 pontos percentuais abaixo do valor registado em junho.

Simultaneamente, os preços estão a recuar há seis meses, apontando para uma situação de depressão – isto é recessão e deflação (queda dos preços) em simultâneo.

Por outro lado, foi conhecido nesta quinta-feira, através da divulgação do boletim estatístico do Banco de Portugal, que as exportações caíram e o défice comercial se agravou no primeiro semestre de 2014.

Soube-se também que a dívida pública aumentou, atingindo 223.270 milhões de euros, o equivalente a 134% do Produto Interno Bruto (PIB) em junho deste ano. (ver notícia no esquerda.net)

Os pretensos sucessos económicos apregoados pelo governo PSD/CDS-PP revelam-se o fracasso completo que o Bloco sempre apontou. As políticas da troika e do governo são extremamente negativas socialmente, mas são também um desastre económico.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)